Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Urgência de Odontologia atende mais de 60 pacientes por semana



Parte do volume considerável de atendimentos realizados pela Clínica Escola de Odontologia do Cesupa é resultado do setor de Urgência e Emergência. De segunda a sexta-feira, no mínimo 60 pacientes são atendidos pelo serviço. Estudantes de pelo menos três períodos distintos atuam na Clínica de Odontologia sob a supervisão de um cirurgião-dentista. Além de desafogar a lista de espera por atendimentos, o setor dá atenção aos casos que precisam de atendimento breve e oferece uma nova oportunidade de aprendizado aos alunos do curso de Odontologia. 

A intensa procura por atendimentos rápidos foi o que motivou a criação do setor de Urgência e Emergência. Ao contrário do tratamento oferecido pela Clínica em diferentes especialidades, o setor de Urgência e Emergência não exige realização de triagem prévia, nem pagamento de taxa de manutenção.  Por essas singularidades, o serviço se torna essencial para as pessoas que não conseguem atendimento breve em outros consultórios da cidade. Somente em 2017, mais de 1.150 pessoas já foram atendidas pela Urgência.

Estudantes que estão no primeiro ano do curso já podem frequentar o setor de Urgência e Emergência. No local eles atuam apenas como observadores, compreendendo melhor os procedimentos, o contato com o paciente e a rotina dos casos recorrentes nesse tipo de atendimento. “O início do curso superior é um momento de muitas dúvidas e, para muitos alunos, essa vivência na Urgência acaba colaborando na decisão de continuar”, explica o professor Jorge Nogueira, que coordena o setor. 

O atendimento dos pacientes fica sob responsabilidade dos estudantes do 8º ao 10º período, os três últimos do curso. Com a supervisão de um cirurgião-dentista, os alunos cumprem alguns passos básicos antes do tratamento. Depois da anamnese, do exame intraoral e extraoral e, se necessário, da radiografia, o aluno responsável pelo atendimento conclui o diagnóstico, apresenta um plano de trabalho para o cirurgião-dentista e, com a aprovação do profissional, pode iniciar o tratamento. 

“A rotina vivenciada dentro do setor de Urgência e Emergência se assemelha muito a algumas oportunidades que os profissionais recém-formados vão encontrar no mercado. Essa experiência vivida ainda durante a graduação ajuda bastante para que o aluno enfrente a realidade lá fora”, avalia o professor Jorge.  Ainda que as principais queixas no setor sejam de dor, os atendimentos de Urgência podem revelar patologias mais graves, como tumores. Nesses casos, o paciente é encaminhado para os tratamentos específicos. 

Após anos com um dente quebrado, que resultou em outros problemas, Maria Ferreira, 60 anos, descobriu os serviço de Urgência da Clínica de Odontologia do Cesupa por um acaso. “Estava passando por aqui e resolvi perguntar como funcionavam os atendimentos”, contou. Maria pegou as informações que precisava e retornou no dia seguinte para retirar uma ficha de atendimento na Urgência. Com o atendimento no setor, ela conseguiu, finalmente, extrair o dente que tanto a incomodava. “Fui bem atendida desde o primeiro dia. Não me preocupei durante o procedimento porque os alunos me explicavam o tempo todo o que estavam fazendo e foram bem atenciosos também nas recomendações”, explicou a paciente.

Atualmente cerca de 24 estudantes realizam os atendimentos no setor de Urgência e Emergência. Divididos em sistema de escala, cada um deles passa pelo menos um dia da semana no setor. Os alunos do 5º período que cursam a disciplina de Anestesiologia também integram o time de trabalho da Urgência. “Aqui é a parte que eu mais gosto, porque nossa prática é constante. Aqui surgem casos que, muitas vezes, não estamos acostumados a ver nas outras Clínicas”, conta a estudante do 9º período, Natácya Menezes que entre idas e vindas já atua há dois anos no setor de Urgência.

Atendimentos – O setor de Urgência e Emergência da Clínica Escola de Odontologia do Cesupa funciona de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e da tarde. Seis senhas são distribuídas todos os dias para atendimento. A distribuição de senhas inicia às 8h, para atendimentos da manhã, e às 14h, para atendimentos da tarde. O setor de Urgência e Emergência é destinado apenas para casos de primeira necessidade, sendo a dor a queixa principal. 

Vestibular - O curso de Odontologia oferta 80 vagas no Vestibular 2018 do Cesupa.  A graduação tem duração de 10 semestres. As inscrições para o Vestibular 2018 do Cesupa podem ser feitas até o dia 10 de novembro, no endereço www.cesupa.br/vestibular.

Texto e foto: Lali Mareco
10 de outubro de 2017





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário