Siga          
Início » Notícias
Notícias

 

Cesupa apresenta projetos a Swissnex Brazil



O Cesupa recebeu na última sexta-feira (7), a visita de representantes da Swissnex Brazil para a apresentação dos projetos de extensão realizados pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Júnior (NIEJ) e pelo curso de Nutrição. A comitiva da Swissnex Brazil, iniciativa da Secretaria do Estado da Suíça para Educação, Pesquisa e Inovação, foi recebida pelo vice-reitor do Cesupa, Sérgio Mendes, pela coordenadora do NIEJ, Fransuze Oliveira e pela coordenadora do curso de Nutrição, Ana Cláudia Sirotheau. 

A visita foi o primeiro passo para uma parceria entre a instituição suíça e o Cesupa. A ideia é que, a partir deste encontro, seja elaborado um projeto voltado para área de ciência dos alimentos da Amazônia.  A atuação proativa do NIEJ em diferentes projetos que transformam a realidade local, despertou o interesse da Swissnex Brazil em ter o Cesupa como parceiro em novos projetos. 

Durante a visita, os representantes da Swissnex conheceram, entre outros projetos, o Organolate, um produto regional, fabricado por mulheres de comunidades ribeirinhas, que tem passado por um processo de verticalização da produção com a atuação dos estudantes do Cesupa que integram o NIEJ. Atualmente 20 projetos são desenvolvidos pelo Núcleo, viabilizando oportunidades para os universitários unirem teoria e prática fora do ambiente de sala de aula. 

“A parceria é muito importante para a nossa rede de relacionamentos, pois permite aos nossos alunos sair um pouco dos espaços tradicionais da sala de aula e ter experiências externas, de modo que eles possam aprimorar o conhecimento”, destaca Fransuze Oliveira.

Swissnex Brazil - A Swissnex é uma plataforma que visa o intercâmbio de conhecimentos e ideias relacionadas à ciência, educação, arte e inovação. Desde 2014 a instituição conta com dois escritórios no Brasil, sendo um no Rio de Janeiro e outro em São Paulo. A iniciativa tem caráter público-privado e seu objetivo é destacar boas práticas suíças e brasileiras, criando oportunidades de networking. 

Na avaliação do vice-reitor do Cesupa, a aproximação da Swissnex Brazil tem muitos pontos positivos e pode agregar conhecimento aos estudantes. “O Cesupa nasceu com a compreensão de fazer boas parcerias. Temos hoje a oportunidade de fazer parte de um projeto com a Swissnex, proporcionando aos nossos alunos ainda mais aprendizado e aumentando a cooperação em rede. Isso possibilitará a abertura de muitas portas, o que permite continuarmos pensando fora da ‘caixinha’ e alçando voos mais altos”, disse Sérgio Mendes. 


Texto: Thiago Barros com supervisão de Lali Mareco / Foto: Jefferson Watanabe
12 de julho de 2017





 
  X Fechar
  Seu Nome  
  Seu Email  
  Envia Para  
Comentário