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  INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Carga Horária 3.495 horas (8 semestres)
Regime de Matrícula: Seriado Semestral
Mensalidade em 2015: R$ 959,12
    RECONHECIMENTO RENOVADO
Portaria  Nº 702 de 18/12/2013
D.O.U: 19/12/2013
   

COORDENADOR DO CURSO
Profº  Msc. Valter Barbosa Guimaraes Junior.
Email: valter@cesupa.br.

 

    CONCEPÇÃO DO CURSO
 O curso de Ciências Contábeis com Ênfase em Informática tem como concepção uma educação crítica que propicie a formação de um cidadão consciente e integrado às realidades histórica, social, econômica e política da região, do país e do mundo, tendo como referência a visão do todo organizacional e sua relação com essas realidades, que interferem no desenvolvimento da organização e da sociedade.   

  

 O conteúdo privilegia a formação acadêmica em todas as especialidades da Contabilidade, viabiliza interdisciplinaridade, assegura uma visão global da área, o conhecimento do homem organizacional e das modernas técnicas da Ciência Contábil. A Ênfase em Informática dinamiza o aperfeiçoamento desse profissional em uma tecnologia cada vez mais presente no cotidiano, com visão atual em condições de competitividade no mercado.

O curso tem como missão propiciar o desenvolvimento de profissionais capazes de atuar em mercados competitivos que exigem uma visão holística, ousada e desafiante, que detenham conhecimentos sólidos, para compreender e interferir na dinâmica da sociedade, com atitudes que resultem em projetos empreendedores e ações empresariais eficazes, integradas aos planejamentos estratégicos e operacionais da empresa, contribuindo para estruturar e operacionalizar o sistema de informações de natureza econômico-financeira, potencializando a tomada de melhores decisões, consciente que o pleno exercício da profissão depende da consciente responsabilidade ética quanto aos valores sócio-culturais de sua comunidade, e de suas responsabilidades sociais enquanto cidadão.

Os novos paradigmas da gestão, quanto à revolução tecnológica e informacional, confirmam a necessidade de uma nova direção para os fenômenos organizacionais. As relações local-global, cidadão-cliente, produto-processo, meio-fim, sistêmico-flexivel dão conta da nova ordem de exigência do mercado competitivo e transnacional, maior locus de ação das empresas modernas. Com base nestes parâmetros, o curso de Ciências Contábeis é orientado para desenvolver e implantar tecnologias e planos de negócios adequados às entidades paraenses, respeitando as características sociais, econômicas, culturais e ambientais, específicas de cada localidade, potencializando suas principais fontes de renda e suas opções vocacionais de desenvolvimento.

O projeto político-pedagógico do curso de Ciências Contábeis confirma a missão institucional do Centro Universitário do Estado do Pará, no plano macro, quando ratifica a educação como fenômeno essencialmente humano e libertador, que se renova com a mudança e a diversidade do próprio homem. No plano micro, o projeto do curso resulta da participação efetiva dos seus agentes principais (alunos, professores, gestores e representantes da sociedade civil) e da aceitação da dúvida problemática, como norte condutor do processo de aprendizagem. É exatamente esse norte que permite orientar o debate permanente para a principal questão do projeto: como estou contribuindo para a autonomia intelecutal do aluno? Esse questionamento traduz o esforço pedagógico em formar profissionais comprometidos com a crítica permanente e a possibilidade criativa de mudar e tentar outros paradigmas.

O projeto político-pedagógico do curso de Ciências Contábeis baseia-se na realidade vivida e apreendida, campo fértil para múltiplas aprendizagens (saber-conhecer, saber-fazer, saber-ser) e, especialmente, importantes para efetivar as competências e habilidades essenciais na condução dos objetivos do curso, matriz curricular e perfil do egresso. Por outro lado, a existência do projeto revela a busca intensa em informar tecnicamente aos envolvidos no processo de aprendizagem, mas também formar pessoas cidadãs e com consciência social e coletiva.

O curso de Ciências Contábeis busca sintonia com o mercado, sem ter que se submeter a este, pois a academia não pode abrir mão de sua autonomia, premissa para o progresso da ciência que pode até contribuir para nortear o futuro do mercado. Logo, o profissional precisa estar consciente da sua função social expressa por meio de suas atividades, primeiro para não ficar a reboque do mercado, segundo porque o mercado é formado por vários agentes, nem sempre de interesses convergentes.

A Contabilidade precisa atender a diferentes demandas, condicionadas por variáveis econômicas, políticas, geográficas, sociais, jurídicas etc. Portanto, o Curso de Ciências Contábeis do CESUPA prima por uma formação generalista, mas potencializa focos, aqui expressos em forma de eixos e temas transversais , convicto da necessidade de formar um profissional contador que saiba interar-se com a tecnologia de informação, pois a Contabilidade é um sistema de informação, em especial, um sistema de informação gerencial, seja para gerir recursos públicos, privados ou do terceiro setor. Considera, ainda, o potencial econômico da Amazônia e o fato da Contabilidade ser um serviço que requer qualidade, responsabilidade, ética, potencializando o perfil empreendedor do profissional e do empreendimento em si, condição que só é possível a partir da interação de conhecimentos.

Focos do Curso

Temas Transversais

•  Contabilidade Societária
•  Contabilidade Pública
•  Contabilidade Gerencial
•  Tecnologia de Informação

•  Empreendedorismo e Interação de conhecimentos
•  Desenvolvimento regional
•  Ética e Responsabilidade Social
•  Qualidade da informação

   OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral:

Desenvolver no futuro profissional as habilidades técnico-científicas fundamentais para uma eficiente utilização dos recursos e instrumentos disponíveis em seu meio, na busca da melhor gestão dos recursos organizacionais. Ao lado disso, é essencial promover a dimensão humanística da formação profissional, acreditando que o ser humano é sujeito primeiro do fenômeno organizacional.

Objetivos Específicos:

    • Proporcionar, aos discentes, contato com técnicas e procedimentos contábeis de controle do patrimônio, com incentivo à autonomia intelectual e a interação de conhecimentos;
    • Estudar a utilização de informações fundamentais de natureza econômico-financeira e seus reflexos em organizações privadas ou públicas;
    • Estruturar e operacionalizar, em sala de aula, modelos, processos e sistemas de mensuração dos eventos econômicos que afetam ou possam vir a afetar o patrimônio;
    • Estudar a relação com os diversos níveis das estruturas organizacionais, a fim de definir a coleta e a difusão de informações para melhor funcionamento do sistema empresarial como um todo;
    • Desenvolver atividades de iniciação científica e extensionistas, consoante as necessidades emanadas dos diversos segmentos do setor produtivo, bem como, para fortalecimento do meio acadêmico e incentivo à educação continuada;
    • Contribuir para estruturar o sistema de informação contábil pertinente a todas as áreas de atividades da organização, considerando a diversidade de usuários e as múltiplas abordagens da contabilidade: ética, econômica, sistêmica, comportamental, sociológica, legal e de comunicação;
    • Conhecer modernas técnicas, métodos e ferramentas na área de software e de sistemas de banco de dados, que podem ser aplicados na contabilidade.
    • Formar um profissional conhecedor da realidade local, nacional e internacional, consciente de seu papel na sociedade, mantendo uma visão humanística e cidadã;
   PERFIL DO EGRESSO

 O perfil do egresso procura refletir as diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis e os objetivos do curso em sintonia com os conteúdos a serem ministrados e é determinante para definição das metodologias de ensino e da sistemática de avaliação do aprendizado. Assim, destacam-se as seguintes competências e habilidades individualizadas, a serem implementadas de forma articulada:

    • Visão humanística, holística e sistêmica quanto à organização e às atividades que desempenha;
    • Domínio da linguagem em suas variadas formas;
    • Domínio do conteúdo contábil e compreensão de suas inter-relações com as áreas afins;
    • Domínio do raciocínio lógico e crítico-analítico para solução de problemas;
    • Compreensão crítica da sociedade, a fim de atuar como agente de transformação social;
    • Visão regionalista para desenvolver e assumir a responsabilidade social;
    • Capacidade de participar da concepção, do planejamento e da gestão de recursos organizacionais;
    • Capacidade de articulação e de liderança de equipes multidisciplinares;
    • Entendimento da educação continuada como possibilidade de crescimento profissional;
    • Conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação para interagir no processo de planejamento, desenvolvimento e implementação de sistemas de informações contábeis;
    • Postura empreendedora no exercício profissional;
    • Postura ética e de responsabilidade social no exercício profissional e na sua relação com a sociedade.

   MATRIZ CURRICULAR

O currículo do curso de Ciências Contábeis com ênfase em Informática do CESUPA está fundamentado em categorias de atividades organizadas em áreas de conhecimento, distribuídas em 42 disciplinas , atividades de prática profissional, estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso .

     A estrutura curricular do curso, organizada em 08 (oito) períodos letivos semestrais, é apresentada a seguir:

MATRIZ CURRICULAR PARA INGRESSANTES A PARTIR DO VESTIBULAR DE 2013

ATIVIDADE: Disciplina
Distribuição por Período / Tema Interdisciplinar CARGA HORÁRIA/AULA
(50 MINUTOS)
    CH Total
1º PERÍODO - Fundamentos Científicos e Qualidade da Informação
Comunicação nas Organizações    
60
Filosofia    
60
Matemática Aplicada    
80
Teoria da Administração    
80
Teoria da Contabilidade    
80
Subtotal
   
360
2º PERÍODO - Contexto Sócio Empresarial e Responsabilidade Social
Administração de Material e Patrimonial    
80
Contabilidade Empresarial I    
80
Economia    
80
Instituições de Direito    
60
Metodologia Geral    
60
Sociologia Organizacional    
60
Subtotal
   
420
3º PERÍODO - Interação de Conhecimentos
Análise das Demonstrações Contabeis    
80
Estatística Aplicada    
80
Informática Aplicada    
60
Administração Pública    
40
Direito Administrativo    
40
Matemática Financeira    
80
Subtotal
   
380
4º PERÍODO - Contabilidade e Desenvolvimento Regional
Administração Financeira    
80
Comportamento Organizacional    
60
Direito Tributário    
80
Contabilidade de Custos    
80
Direito Trabalhista    
80
Planejamento Estratégico    
60
Subtotal
   
440
5º PERÍODO - Contabilidade Pública e Privada
Contabilidade Empresarial II    
80
Estatística Avançada    
80
Orçamento Empresarial    
80
Orçamento Público    
80
Controladoria    
80
Subtotal
   
400
6º PERÍODO - Governança Corporativa e Ética Profissional
Contabilidade Avançada    
80
Contabilidade Pública I    
80
Planejamento Tributário    
80
Prática Contabil I    
80
Sistemas de Informação Contábil    
80
Subtotal
   
400
7º PERÍODO - Empreendedorismo e Qualidade na Prestação de Serviços
Auditoria Contábil    
80
Plano de Negócios    
80
Projeto de Pesquisa    
40
Prática Contábil II    
60
Contabilidade Pública II    
60
Subtotal
   
320
8º PERÍODO - Mercado Profissional
Perícia Contábil    
80
Tópicos Contemporâneos    
60
Ética Profissional e Responsabilidade Social    
80
TCC    
60
Subtotal
   
280
Estágio Supervisionado    
240
Atividades Complementares    
255
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO
   
3.495

MATRIZ CURRICULAR PARA INGRESSANTES ATÉ O VESTIBULAR DE 2012

Disciplinas do Currículo Pleno CH Semanal Teórica CH Semestral Prática CH
Total
1- Tema Interdisciplinar: Fundamentos Científicos e Qualidade da Informação
Comunicação nas Organizações
40
40
80
Filosofia
80
-
80
Instituições de Direito Privado
40
-
40
Introdução à Administração
80
-
80
Introdução à Teoria da Contabilidade
80
-
80
Metodologia Geral
20
20
40
Atividades Complementares
20
-
20
Total
360
60
420
2-Tema Interdisciplinar: Contexto Sócio-Empresarial e Responsabilidade Social
Contabilidade Básica
40
40
80
Economia
80
-
80
Direito Empresarial e SocietárioI
40
-
40
Matemática
80
-
80
Sistemas de Contabilidade I
-
40
40
Sociologia e Comportamento Organizacional
80
-
80
Atividades Complementares
20
-
20
Total
340
80
420
3 -  Tema Interdisciplinar: Interação de Conhecimentos
Administração Pública I
40
-
40
Contabilidade Intermediária
40
40
80
Direito Trabalhista e Legislação Social
80
-
80
Informática Aplicada
-
80
80
Matemática Financeira e Análise de Investimentos
60
20
80
Sistemas de Contabilidade II
-
40
40
Atividades Complementares
20
-
20
Total
240
180
420
4 - Tema Interdisciplinar: Contabilidade e Desenvolvimento Regional
Administração Pública II
40
-
40
Contabilidade de Custos
80
40
120
Desenvolvimento da Amazônia
40
-
40
Estrutura das Demonstrações Contábeis
60
20
80
Sistemas de Contabilidade III
-
40
40
Métodos Quantitativos Aplicados
60
20
80
Atividades Complementares
20
-
20
Total
300
120
420
5 - Tema Interdisciplinar: Contabilidade Pública e Privada
Análise das Demonstrações Contábeis
40
40
80
Contabilidade Avançada
40
40
80
Direito Tributário e Legislação Tributária
80
-
80
Orçamento Público
60
20
80
Teoria da ContabilidadeI
80
-
80
Atividades Complementares
20
-
20
Total
320
100
420
6 - Tema Interdisciplinar: Governança Corporativa e Ética Profissional
Administração Financeira
60
20
80
Auditoria Contábil
60
20
80
Contabilidade Pública I
60
20
80
Ética Profissional e Responsabildade Social
60
20
80
Planejamento Tributário
40
40
80
Atividades Complementares
20
-
20
Total
300
120
420
7 - Tema Interdisciplinar: Empreendedorismo e Qualidade na Prestação de Serviços
Contabilidade Pública II
40
40
80
Controladoria
40
40
80
Empreendedorismo
40
40
80
Metodologia da Pesquisa
20
20
40
Orçamento Empresarial
60
20
80
Prática Contábil
-
80
80
Total
200
240
440
8 - Tema Interdisciplinar: Mercado Profissional
Estágio Supervisionado
-
240
240
Perícia Contábil
60
20
80
Sistema de Informações Contábeis
40
40
80
Tópicos Contemporâneos (1)
80
-
80
Trabalho de Curso
20
20
40
Atividades Complementares
20
-
20
Total
220
320
540

MATRIZ CURRICULAR PARA INGRESSANTES ATÉ O VESTIBULAR DE 2008

Disciplinas do Currículo Pleno CH Semanal Teórica CH Semestral Prática CH
Total
1º PERÍODO
Comunicação nas Organizações
4
-
80
Introdução à Administração
4
-
80
Introdução à Contabilidade I
4
-
80
Introdução à Informática
2
2
80
Metodologia Geral
2
-
40
Total
16
2
360
2º PERÍODO
Comportamento Organizacional
4
-
80
Instituições de Direito Público e Privado
4
-
80
Introdução à Contabilidade II
4
-
80
Matemática
4
-
80
Microinformática
2
2
80
Sociologia das Organizações
4
-
80
Total
22
2
480
3º PERÍODO
Contabilidade Comercial I
4
-
80
Economia
4
-
80
Filosofia
4
-
80
Legislação Social
4
-
80
Matemática Financeira e Análise de Investimentos
2
2
80
Sistemas de Contabilidade I
-
2
40
Total
18
4
440
4º PERÍODO
Contabilidade Comercial II
4
-
80
Contabilidade de Custos
4
2
120
Desenvolvimento Social e Cultural da Amazônia
4
-
80
Estatística Geral e Aplicada à Contabilidade
3
1
80
Orçamento Público
3
1
80
Sistemas de Contabilidade II
-
2
40
Total
18
6
480
5º PERÍODO
Contabilidade Pública
3
1
80
Contabilidade Rural
4
-
80
Estrutura das Demonstrações Contábeis
4
-
80
Legislação Tributária e Política Fiscal
4
-
80
Metodologia de Pesquisa I
2
-
40
Sistemas de Contabilidade III
-
2
40
Total
17
3
400
6º PERÍODO
Análise das Demonstrações Contábeis
2
2
80
Contabilidade Avançada
4
-
80
Contabilidade das Instituições Financeiras
4
-
80
Metodologia de Pesquisa II
2
-
80
Planejamento Tributário
4
-
80
Sistema de Banco de Dados
2
2
80
Total
18
4
440
7º PERÍODO
Administração Financeira
4
-
80
Auditoria Contábil
4
-
80
Empreendedorismo
3
-
60
Prática Contábil
-
4
80
Sistemas de Informações Contábeis
-
4
80
Teoria da Contabilidade
4
-
80
Total
15
8
460
8º PERÍODO
Controladoria
4
-
80
Estágio Supervisionado
-
-
120
Ética Profissional
4
-
80
Perícia Contábil
4
-
80
Orçamento Empresarial
4
-
80
Tópicos Contemporâneos
4
-
80
Trabalho de Conclusão do Curso
-
-
80
Total
20
-
520