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  INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Carga Horária 4.210 horas (8 semestres)
Regime de Matrícula: Seriado Semestral
Mensalidade em 2015: R$ 1313,91
    RECONHECIMENTO RENOVADO
Portaria Nº 286 do MEC de 21/12/2012
D.O.U: 27/12/20012
    COORDENADOR DO CURSO
Profº Dr. Marcos Paulo Alves de Sousa
Email: marcos.paulo@cesupa.br  Fone: 4009 9145

 

    CONCEPÇÃO DO CURSO
O Projeto Pedagógico do BCC do CESUPA está em constante evolução e aprimoramento, tendo como premissas básicas manter sintonia com os padrões de qualidade definidos nacionalmente para cursos de computação e estar coerente com o Projeto Pedagógico Institucional.

Sua concepção está orientada pelas diretrizes curriculares para cursos da Área de Computação e Informática e pelos documentos referentes ao Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação.

As diretrizes curriculares da área de Computação e Informática definem que:

... os cursos que têm a computação como atividade fim, como o Bacharelado em Ciência da Computação, devem visar a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação. Os egressos desses cursos devem estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da computação, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico. Deve ser dado nesses cursos uma forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos no projeto e construção de software e no projeto de hardware .

Além disso, as diretrizes para os cursos que tem a computação como atividade fim, como o Bacharelado em Ciência da Computação, direcionam a formação de recursos humanos para evolução tecnológica da computação, sintetizando que os cursos devem dar uma forte ênfase no uso de laboratórios para capacitar os egressos na utilização e desenvolvimento eficiente das tecnologias para esta área. Esses cursos enfatizam a tecnologia da computação e possuem um enfoque nas suas bases teóricas. Os egressos desses cursos são candidatos potenciais aos cursos de pós-graduação stricto-sensu, responsáveis pelo desenvolvimento científico da área de ciência da computação.

A estrutura curricular do curso e a metodologia aplicada em sua implementação oferecem ao aluno, ao mesmo tempo, uma formação com forte embasamento teórico-científico aliada a aspectos práticos que visam conhecer os princípios empregados na aplicação desta base no desenvolvimento tecnológico. A formação pretendida resulta, assim, de uma combinação apropriada entre a estrutura curricular e a metodologia do curso.

Finalmente, vale ressaltar que as estruturas curriculares dos cursos de graduação da Área de Computação e Informática do CESUPA estão moldadas dentro de um formato baseado em Projetos Integrados, responsáveis por agrupar um conjunto de disciplinas com características e finalidades comuns, em torno de eixos temáticos, a cada semestre. Este tipo de aprendizado visa fortalecer a inter e multidisciplinaridade, comum em situações reais no mercado de trabalho, incentivar a pesquisa, a produção científica e o desenvolvimento de soluções tecnológicas.

   OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de BCC do CESUPA tem como objetivo geral formar profissional de Ciência da Computação competente, apto a promover o desenvolvimento tecnológico da área em questão com vistas a atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho e capaz de adaptar-se às constantes evoluções desse campo do saber.

O1.

Fornecer um embasamento necessário para que o bacharel em Ciência da Computação seja capaz de produzir conhecimentos científicos e tecnológicos visando contribuir para o avanço dessa área no Brasil e mais especificamente na região Norte do país;

O2.

Formar profissional competente que possa atender às necessidades da sociedade moderna, construindo soluções computacionalmente viáveis e eficientes, envolvendo as mais variadas áreas da computação e integrando conhecimentos multidisciplinares;

O3.

Propiciar fundamentos teóricos e práticos necessários para que o aluno possa prosseguir na carreira acadêmica, em cursos de pós-graduação ou em atividades de pesquisa visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia;

O4.

Formar profissional com uma postura pró-ativa capaz de conceber e implementar projetos empreendedores que venham a contribuir para o desenvolvimento da área e possibilitar uma utilização mais racional da computação pela sociedade;

O5.

Formar profissional consciente da necessidade de permanente atualização e plenamente capaz de acompanhar e se adaptar às constantes evoluções da área de computação;

O6.

Formar o bacharel em Ciência da Computação como um profissional preocupado em exercer sua profissão pautado em elevados padrões de ética e moral, compreendendo o contexto social no qual está inserido e a legislação específica da área;

O7.

Formar profissional consciente de seu papel na sociedade e conhecedor dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, mantendo uma visão humanística e consciente das implicações de sua atuação.

       A consecução dos objetivos do curso concretiza-se através de um planejamento curricular detalhado, fundamentado nas diretrizes para cursos de graduação da área de Computação e Informática do MEC, nos anais dos Cursos de Qualidade e nas recomendações do Currículo de Referência da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), onde é garantida a convergência da determinação do perfil profissional e do comprometimento com valores éticos, sociais e culturais que fazem parte da concepção político-filosófica do CESUPA.

   PERFIL DO EGRESSO

O perfil dos egressos que o curso de BCC do CESUPA pretende formar está detalhado neste item, destacando-se os requisitos considerados como relevantes para os profissionais da área, as classes de problemas que os mesmos estarão capacitados a resolver e as habilidades que devem possuir, definindo capacidades cognitivas e práticas para que o profissional desempenhe bem as suas atividades. São descritas, também, as funções que o egresso poderá exercer no mercado de trabalho e a capacidade de adaptação à evolução da computação e de suas tecnologias que o mesmo deve possuir.

   MATRIZ CURRICULAR
 

DISCIPLINAS

HORA AULA/50 MINUTOS

1°  PERÍODO

LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I

100

INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

80

INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO

60

LÓGICA PARA COMPUTAÇÃO

80

ÁLGEBRA LINEAR

60

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

60

Sub Total

440

2°  PERÍODO

LINGUAGENS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO II

80

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO I – PROLOG

60

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

80

MATEMÁTICA DISCRETA I

60

ESTATÍSTICA

40

NOÇÕES DE ELETRICIDADE E ELETRÔNICA

60

PROJETO INTEGRADO I - INICIAÇÃO CIENTÍFICA

60

Sub Total

440

3º PERÍODO

ESTRUTURAS DE DADOS

100

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO II - JAVA AVANÇADO

60

ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

80

MATEMÁTICA DISCRETA II

40

SISTEMAS OPERACIONAIS

100

CIRCUITOS LÓGICOS DIGITAIS

60

PROJETO INTEGRADO II - CIRCUITOS DIGITAIS

60

Sub Total

500

4º PERÍODO

LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃOIII – C

80

TEORIA DA COMPUTABILIDADE

60

LINGUAGENS FORMAIS E AUTÔMATOS

60

PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO

60

BANCO DE DADOS I

80

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I

80

PROJETO INTEGRADO III – PROGRAMAÇÃO

60

Sub Total

480

5º PERÍODO

COMPILADORES

80

REDES DE COMPUTADORES I (COMUNICAÇÃO DE DADOS)

80

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

80

BANCO DE DADOS II

60

ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS

40

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II

60

PROJETO INTEGRADO IV – TEORIA DA COMPUTAÇÃO

60

Sub Total

460

6º PERÍODO

ENGENHARIA DE SOFTWARE II

80

REDES DE COMPUTADORES II (TCP/IP)

80

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL I

60

GEOMETRIA ANALÍTICA

60

PROBABILIDADE

60

ANÁLISE E PROJETO DE ALGORITMOS

60

PROJETO INTEGRADO V - ENGENHARIA DE SOFTWARE

60

Sub Total

460

7º PERÍODO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL II

60

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS

80

PROGRAMAÇÃO DISTRIBUÍDA E PARALELA

80

INTERCONEXÃO DE REDES DE COMPUTADORES

80

COMPUTAÇÃO GRÁFICA

80

PRÁTICA DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO I

40

PROJETO INTEGRADO VI - REDES DE COMPUTADORES

60

Sub Total

480

8º PERÍODO

SEGURANÇA EM REDES DE COMPUTADORES

60

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS

80

LEGISLAÇÃO PARA INFORMÁTICA

40

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO I - COMPUTAÇÃO MÓVEL

60

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMPUTAÇÃO II - PROCESSAMENTO DE IMAGENS

60

PRÁTICA DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO II

40

TRABALHO DE CURSO- PROJETO INTEGRADO VII

60

Sub Total

400

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

300

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

250

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO

4.210