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  INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Carga Horária 8.020 horas (12 semestres)
Regime de Matrícula: Seriado Semestral
Mensalidade em 2015: R$ 5.218,35
    RECONHECIMENTO
Portaria Nº 82 do MEC de 28/02/2013
Data de Publicação: 01/03/2013
    COORDENADORA DO CURSO
Profª Drª. Milena Coelho Fernandes Caldato
Email: sec-medicina@cesupa.br.

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    MODELO PEDAGÓGICO

O modelo pedagógico do curso de medicina do CESUPA fundamenta-se no paradigma da integralidade, este modelo organiza-se na concepção pedagógica centrada no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador do processo. É orientado para a comunidade, utilizando várias metodologias ativas, privilegia a problematização e aprendizagem baseada em problemas.

Pretende-se conjugar o enfoque pedagógico que melhor desenvolva os aspectos cognitivos da educação (aprender a aprender) com o foco que permite o melhor desenvolvimento das habilidades psicomotoras e de atitudes (aprender fazendo).

O modelo pedagógico procura ainda, integrar as dimensões biológica, psicológica e social em todos os momentos do curso. É organizado através de módulos educacionais orientados em sua construção pelos sistemas orgânicos, ciclos de vida e apresentações clínicas, integrando um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que serão desenvolvidos como objetivos educacionais.

A organização do currículo

O modelo pedagógico constitui-se de uma matriz curricular por Módulos Temáticos - MT, Interação em Saúde na Comunidade - MISC e Treinamento de Habilidades e Atitudes Profissionais - HP.
Módulos Temáticos - MT: estão organizados em assuntos que seguem uma lógica (ciclos de vida e sistemas). Tem abordagem interdisciplinar, cujo conteúdo é organizado em problemas que constituem o elemento motivador para o estudo e o momento de integração do conhecimento. Estes módulos serão realizados através das sessões tutoriais, palestras e atividades em laboratórios, utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas - PBL.

  • Palestras

         São em menor número nesta forma de aprendizado, com freqüência de duas vezes por semana, sobre temas cuidadosamente escolhidos de modo a possibilitar ao aluno a integração de conhecimentos ou uma primeira aproximação de um tópico de todo desconhecido ou muito difícil.

Módulo de Interação em Saúde na Comunidade – MISC: é uma unidade desenvolvida hora/aula 50 mim e continuamente em todos os períodos do curso, fazendo parte de uma proposta educacional baseada na comunidade, com trabalho em equipe multiprofissional e interdisciplinar. O ambiente de ensino deste módulo é a comunidade em torno da unidade básica de saúde (área de abrangência) e inclui grupos sociais, escolas, locais de trabalho, instituições sociais e famílias, entre outros.
               O MISC permitirá ao estudante trabalhar com membros da comunidade, não se restringindo à temática médica estrita, mas estendendo-se em outros setores relacionados aos problemas de saúde existentes ou potencialmente identificados. Os estudantes conduzirão, em equipes, pesquisas na comunidade, desenvolvendo experiências em vigilância à saúde e em análise e solução de problemas, bem como habilidades clínicas relacionadas aos cuidados de saúde individual e da comunidade.
A meta do MISC é proporcionar aos estudantes, através de um trabalho contínuo durante todo o curso de graduação, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à prática profissional em atenção primária à saúde, tornando o futuro profissional não somente sensibilizado em relação à importância do trabalho nas unidades básicas de saúde, mas preparado para prosseguir como um participante ativo de programas de base comunitária.
               Treinamento em Habilidades e Atitudes Profissionais – HP: O exercício da medicina requer não só conhecimentos, mas também habilidades e atitudes que serão desenvolvidas durante toda a formação médica e deverão ser aperfeiçoadas na residência médica e na pós-graduação (mestrado e doutorado).
O treinamento de habilidades é um programa educativo estruturado longitudinalmente, que visa capacitar para o exercício adequado da medicina.

   PERFIL DO EGRESSO

 O perfil do profissional do Curso Médico do CESUPA está em consonância com o seu modelo pedagógico e seguindo as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina – Conselho Nacional de Educação – MEC (Resolução nº 4 de 7/11/01 ), buscando formar um profissional com base generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.  

Assim, entende-se como sendo o perfil de um médico de formação geral (o médico generalista) o de um profissional de saúde habilitado e treinado para atuar:

• na promoção de saúde principalmente com os procedimentos preventivos e curativos exigidos pela atenção em nível primário e secundário, porém com os conhecimentos dos principais procedimentos do nível terciário;

• de modo competente na recuperação, proteção e manutenção da saúde, habilitado às ações de pronto atendimento e de emergência;

• como um “médico de família”, preparado, por seu treinamento, em diagnósticos e tratamentos para as ações preventivas e curativas que garantam um acompanhamento do crescimento, desenvolvimento e vitalidade dos membros desta;

• com proficiência nas questões de saúde coletiva e de agente educador da comunidade para melhoria da qualidade de vida desta no que é pertinente à saúde.

   MATRIZ CURRICULAR
 

Disciplinas

C.H/RELÓGIO
(50 MINUTOS)

1º PERÍODO
1.1 MT1 – Introdução ao Estudo da Medicina 80
1.2 MT2 – Implicações do Crescimento e  Diferenciação Celular  128
1.3 MT3 – Ataque e Defesa 112
1.4 MISC1 – Módulo de Interação Comunitária I 80
1.5 HP1 – Habilidades Profissionais I 120
subtotal 520
2º PERÍODO
1.6 MT4 – Pele e Anexos 80
1.7 MT5 – Sistema Nervoso 144
1.8 MT6 – Locomoção 96
1.9 MISC2 – Módulo de Interação em saúde na Comunidade II 80
1.10 HP2 – Habilidades Profissionais II 120
subtotal 520
3º PERÍODO
2.1 M7 – Sistema Cardiovascular 112
2.2 M8 – Sistema Respiratório 96
2.3 M9 – Sistema Urinário 112
2.4 MISC3 – Módulo de Interação em saúde na Comunidade 80
2.5 HP3 – Habilidades Profissionais III 120
subtotal 520
4º PERÍODO
2.6 MT10 – Sistema Endocrinológico  128
2.7 MT11 – Sistema Digestório 112
2.8 MT12 – Sistema Hematológico 80
2.9 MISC4 – Módulo de Interação em saúde na Comunidade IV 80
2.10 HP4 – Habilidades Profissionais IV 120
subtotal 520
5º PERÍODO
3.1 MT13 – Nascimento, crescimento e desenvolvimento 112
3.2 MT14 – Reprodução e Sexualidade 96
3.3 MT15 – Envelhecimento 112
3.4 MISC5 – Módulo de Interação em saúde na Comunidade V 80
3.5 HP5 – Habilidades Profissionais V 160
subtotal 560
6º PERÍODO
3.6 MT16 – Mente e cérebro 128
3.7 MT17 – Medicina baseada em evidências 112
3.8 MT18 – Práticas Complementares de Atenção a Saúde 80
3.9 MISC6 – Módulo de Interação em saúde na Comunidade VI 80
3.10 HP6 – Habilidades Profissionais VI 200
subtotal 600
7º PERÍODO
4.1 MT19 – Apresentações Clínicas 1 : Clínica Médica I 112
4.2 MT20 – Apresentações Clínicas 2 : Clínica Médica II 96
4.3 MT21 – Apresentações Clínicas 3: Clínica Cirúrgica 112
4.4 MISC7 – Módulo de Interação em saúde na Comunidade VII 80
4.5 HP7 – Habilidades Profissionais VII 240
subtotal 640
8º PERÍODO
4.6 MT22 – Apresentações Clínicas 4 : Ginecologia e Obstetrícia 96
4.7 MT23 – Apresentações Clínicas 5 : Clínica Pediátrica 112
4.8 MT24 – Apresentações Clínicas 6 : Urgência e Emergência 112
4.9 MISC8 – Módulo de Interação em saúde na Comunidade VIII 80
4.10 HP8 – Habilidades Profissionais VIII 240
subtotal 640
9º, 10º, 11º e 12º períodos (internato) 3.060
9º PERÍODO
Internato em Clíca Médica I 360
Internato em Clínica Cirúrgica I 400
subtotal 760
10º PERÍODO
Internato em Ginecologia e Obstetrícia 408
Internato em Pediatria 408
subtotal 816
11º PERÍODO
Internato em Urgência e Emergência 404
Internato em Saúde Mental 360
subtotal 764
12º PERÍODO
Internato em Saúde Coletiva 180
Internato em Estágio Rural 360
Internato em Estágio Eletivo 180
subtotal 720
Atividades Complementares 360
Trabalho de Curso - TC 120
Carga Horária Total do Curso em Horas 8.060