Siga          
Início » Graduação » Biológicas e da Saúde » Ciências Biológicas
  INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Carga Horária 3.610 horas (7 semestres)
Regime de Matrícula: Seriado Semestral
Mensalidade em 2015: R$ 1246,72
    RECONHECIMENTO RENOVADO
Portaria Nº 286 do MEC de 21/12/2012
Data de Publicação 27/12/2012
    COORDENADOR DO CURSO
Prof. Dr. Paulo José Siqueira do Amaral
Email: coordbio@cesupa.br

Veja a galeria de fotos

    CONCEPÇÃO DO CURSO

 O projeto do Curso foi elaborado com base na RESOLUÇÃO CNE/CP 01, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002(*), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena; e pela RESOLUÇÃO CNE/CES 07, DE 11 DE MARÇO DE 2002(**), que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas.

  O currículo foi concebido em 05 (seis) eixos temáticos, cada um agrupando conteúdos específicos, porém relacionados entre si, distribuídos ao longo dos 07 (sete) períodos do curso de forma organizada e sempre buscando manter a inter-relação entre os conteúdos de cada período. Os eixos temáticos, cargas horárias e seus respectivos objetivos estão descritos a seguir:

  • Eixo Temático 1: Instrumentação em Ciências Biológicas - Subsidiar o aluno com as ferramentas básicas de outras ciências proporcionando-lhe o aporte necessário para a análise e compreensão dos eventos e fenômenos biológicos;
  • Eixo Temático 2: Diversidade Biológica e Saúde - Fornecer os fundamentos para a compreensão e classificação dos seres vivos no nível do organismo em si e Promover a compreensão ampla da natureza dos fatores orgânicos e ambientais relacionados à saúde e qualidade de vida da humanidade;
  • Eixo Temático 3: Biologia, Conservação e Manejo da Biodiversidade - Fornecer as bases para a compreensão da relação, desenvolvimento e conservação dos ambientes naturais e impactados;
  • Eixo Temático 4: Biologia Celular e Molecular, Hereditariedade e Evolução - Fornecer os subsídios para a compreensão orgânica dos seres vivos no nível da estrutura de suas moléculas;
  • Eixo Temático 5: Formação Docente - Promover o desenvolvimento e apreensão de conceitos pedagógicos modernos, necessários à prática docente dinâmica e criativa. ;

  A estruturação do curso em eixos temáticos propõe-se a atender a visão atual da aprendizagem integrada, focalizando inicialmente o aspecto global e suas interações com o ambiente, seguida do detalhamento das partes e suas inter-relações, contrapondo-se à visão da aprendizagem compartimentalizada e de conteúdos desconectados.

Além dos 06 (seis) eixos temáticos, são alocadas 200 h para o desenvolvimento de Atividades Complementares, propiciando o acesso do discente a uma gama de atividades diversificadas, que incluem desde eventos científicos e acadêmicos até participação em estágios institucionais ou externos, vinculados a projetos de pesquisa e/ou extensão.

   OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais capacitados para atuar na Área da Biologia como Docente e/ou Pesquisador , garantindo-lhes, de acordo com a legislação em vigor, o exercício da docência na Educação Básica e Superior.

   PERFIL DO EGRESSO

O licenciado em Ciências Biológicas deverá:

  • Ser um profissional com ampla visão do processo pedagógico, considerando suas dimensões histórica, política e social.
  • Ser um profissional capaz de refletir e pesquisar sua prática pedagógica, em produzir novas ações, reformular concepções e criar condições para a conquista da melhoria educativa.
  • Possuir uma formação sólida com adequada fundamentação teórico-prática, incluindo conhecimentos integrados sobre os padrões da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem.
  • Ser detentor de fundamentação significativa no sentido da compreensão rigorosa dos métodos de produção, comunicação e transmissão articulada dos saberes, visando a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
  • Ser comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais ético - legais.
  • Ter consciência da pesquisa como princípio educativo e não apenas científico, que ultrapasse a simples socialização do conhecimento, tornando-o um professor reflexivo-pesquisador de sua própria prática docente.
  • Apresentar uma concepção generalista, onde o conhecimento esteja mais próximo da unidade natural das coisas, para que a vida real e a experiência escolar, nos diversos níveis de ensino, coexistam de forma dinâmica e interativa.
  • Ser consciente do significado das Ciências Biológicas para a sociedade, atuando com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade e da melhoria da qualidade de vida.
  • Ter autonomia na busca do seu crescimento profissional contínuo e criatividade para desenvolver ações estratégicas que atendam novas demandas do mercado de trabalho.
   MATRIZ CURRICULAR


MATRIZ CURRICULAR PARA INGRESSANTES A PARTIR DO VESTIBULAR DE 2013

>
Disciplinas
CH Semanal
CH total
(Discente)
CH total
(Docente
)
Teoria
Prática
Laboratório
Campo
1º PERÍODO
Epistemologia da Ciência
02
--
--
40
40
Evolução
02
02
--
80
80
Biologia Celular
03
02
--
100
100
Biossegurança
02
--
--
40
40
Ecossistemas Naturais e impactados
04
--
01
100
100
Metodologia da Pesquisa
02
--
--
40
40
Educação em ciências
--
02
--
40
40
Orientação Acadêmica e Profissional
01
--
--
20
--
Total
16
06
02
460
440
2º PERÍODO
Fundamentos de Sistemática e Biogeografia
02
--
--
40
40
Virus e Bactérias
03
02
--
100
100
Protoctistas
01
01
01
60
60
Genética da Transmissão
03
01
--
80
80
Bioquímica Geral
02
01
--
60
60
Comunicação Cientifica
02
--
--
40
40
Química no Ensino de Ciências
01
01
--
40
40
Didática e Ensino de Ciências e Biologia
-
04
--
80
80
Projeto Integrado I: Restauração Ambiental
01
02
--
60
20
Total
15
12
01
560
520
3º PERÍODO
Fungos
01
02
01
80
Bioestatística
02
02
--
80
Biologia Molecular
02
02
--
80
Populações e Comunidades Naturais
02
--
01
60
Física no Ensino de Ciências
01
01
--
40
Pesquisa e Ensino de Biologia
--
02
--
40
Planejamento e Avaliação Escolar
--
04
--
80
Total
08
13
02
460
4º PERÍODO
Plantas Criptógamas
02
02
01
100
100
Animais Protostomados
03
02
01
120
120
Genética Cromossômica
02
02
--
80
80
Bioética
02
--
--
40
40
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
02
--
--
40
40
Educação Inclusiva
02
--
--
40
40
Instrumentação para o Ensino de Ciências I
--
02
--
40
40
Estágio Supervisionado I
--
--
05
100
100
Projeto Integrado II: Educação e Interpretação Ambiental
01
02
--
60
20
Total
14
10
07
620
580
5º PERÍODO
Plantas Fanerógamas
03
02
01
120
Animais Deuterostomados
02
02
01
100
Genética Moderna
03
01
--
80
Saúde e Ambiente
03
--
--
60
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
01
01
--
40
Intrumentação para o Ensino de Ciências II
--
02
--
40
Estágio Supervisionado II
--
--
05
100
Total
12
08
07
540
6º PERÍODO
Morfofisiologia Comparada I
02
02
--
80
80
Biologia da Conservação e Desenvolvimento Sustentavel
03
--
01
80
80
Práticas em Educação Ambiental
01
01
--
40
40
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
02
--
--
40
40
Instrumentação para o Ensino de Biologia I
--
02
--
40
40
Estágio Supervisionado III
--
--
05
100
100
Trabalho de Curso - TC I
--
02
--
40
40
Projeto Integrado III: Levantamento e Mapeamento dos Recursos Naturais
01
02
--
60
20
Total
17
06
07
480
440
7º PERÍODO
Morfofisiologia Comparada II
02
02
--
80
Agentes Infecciosos e Parasitários
02
01
--
60
Instrumentos de Gestão Ambiental
03
--
--
60
Instrumentação para o Ensino de Biologia II
--
02
--
40
Estágio Supervisionado IV
--
--
05
100
Trabalho de Curso - TC II
--
03
--
60
Total
07
08
05
400


CATEGORIA DE ATIVIDADES CARGA HORÁRIA
(Discente)
CARGA HORÁRIA
(Docente)
Conhecimento Acadêmico-Ciêntífico 2.380 2.360
Pratica Docente ao Longo do Curso 480 480
Estágio Supervisionado 400 400
TC 100 100
Projetos Integrados 180 60
Atividades Complementares 200 -
Total 3.740 3.400


MATRIZ CURRICULAR PARA INGRESSANTES ATÉ O VESTIBULAR DE 2012

>
Disciplinas
Teoria
Prática
CH total
Laboratório
Campo
1º PERÍODO
História da Ciência
02
--
--
40
Evolução
02
02
--
80
Biologia Celular
03
02
--
100
Biossegurança
02
--
--
40
Ecossistemas Naturais e impactados
03
--
02
100
Metodologia da Pesquisa
02
--
--
40
Educação em ciências
--
02
--
40
Total
14
06
02
440
2º PERÍODO
Fundamentos de Sistemática e Biogeografia
02
--
01
60
Virus e Bactérias
03
02
--
100
Protoctistas
01
01
01
60
Fundamentos em Genética Clássica
04
--
--
80
Bioquímica Geral
02
01
--
60
Comunicação Cientifica
02
--
--
40
Fundamentos de Química no Ensino de Ciências
02
--
--
40
Didática e Ensino de Ciências e Biologia
-
04
--
80
Projeto Integrado I
-
--
--
30
Total
16
08
02
550
3º PERÍODO
Fungos
01
02
01
80
Bioestatística
02
02
--
80
Mecanismos Genéticos da Célula
03
02
--
100
Populações e Comunidades Naturais
02
--
01
60
Fundamentos de Física no Ensino de Biologia
02
--
--
40
Pesquisa e Ensino de Biologia
--
02
--
40
Planejamento e Avaliação Escolar
--
04
--
80
Total
10
12
02
480
4º PERÍODO
Plantas Criptógamas
02
02
01
100
Animais Protostomados
03
02
01
120
Citogenética Geral
02
02
--
80
Bioética
02
--
--
40
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
02
--
--
40
Educação Inclusiva
02
--
--
40
Instrumentação para o Ensino de Ciências I
--
02
--
40
Estágio Supervisionado I
-
--
05
100
Projeto Integrado II
-
--
--
300
Total
13
08
07
590
5º PERÍODO
Plantas Fanerógamas
02
02
01
100
Animais Deuterostomados
02
02
01
100
Fundamentos Técnicos da Genética Molecular
03
--
--
60
Saúde e Ambiente
03
--
--
60
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
01
01
--
40
Intrumentação para o Ensino de Ciências II
--
02
--
40
Estágio Supervisionado II
--
--
05
100
Total
11
07
07
500
6º PERÍODO
Morfofisiologia Comparada I
02
02
--
80
Biologia da Conservação e Desenvolvimento Sustentavel
02
--
02
80
Práticas em Educação Ambiental
01
01
--
40
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
02
--
--
40
Instrumentação para o Ensino de Biologia I
--
02
--
40
Estágio Supervisionado III
--
--
05
100
TC I
--
01
--
20
Projeto Integado III
--
--
--
30
Total
07
06
07
430
7º PERÍODO
Morfofisiologia Comparada II
02
02
--
80
Agentes Infecciosos e Parasitários
02
01
--
60
Instrumentos de Gestão Ambiental
03
--
--
60
Instrumentação para o Ensino de Biologia II
--
02
--
40
Estágio Supervisionado IV
--
--
05
100
TC II
--
04
--
80
Total
07
09
05
420


DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA TOTAL

CATEGORIA DE ATIVIDADES CARGA HORÁRIA
Conhecimento Acadêmico-Ciêntífico 2.340
Pratica Docente ao Longo do Curso 480
Estágio Supervisionado 400
TC 100
Projetos Integrados 90
Atividades Complementares 200
Total 3.610