Siga          
Início » Graduação » Biológicas e da Saúde » Enfermagem
  INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Carga Horária 4.267 horas (8 semestres)
Regime de Matrícula: Seriado Semestral
Mensalidade em 2015: R$ 1246,72
    RECONHECIMENTO RENOVADO
Portaria Nº 819 do MEC de 30/12/2014
Data de Publicação: 02/01/2015
    COORDENADOR DO CURSO
Profª Msc. Ana Rosa Pontes.
Email: anapontes@cesupa.br.

 

    CONCEPÇÃO DO CURSO

O projeto do Curso foi elaborado com base no Parecer CNE/CES Nº:1.133/2001, relatado pelo Conselheiro Éfrem de Aguiar Maranhão e aprovado em  7 de agosto de 2001, que estabelece o arcabouço legal para fundamentar o curso de Enfermagem, e pela Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001, que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.

O currículo foi concebido em 06 (seis) eixos temáticos, cada um agrupando conteúdos específicos, porém relacionados entre si, distribuídos ao longo dos 08 (oito) períodos do curso de forma organizada e sempre buscando manter a inter-relação entre os conteúdos de cada período. Os eixos temáticos, respectivo semestre e cargas horárias estão descritos a seguir:

EIXO TEMÁTICO/ SEMESTRE/ CARGA HORÁRIA

Categoria da Atividade
Carga Horária

Conhecimento teórico

1.600h

estudos temáticos  

80h

conhecimento prático

1.380h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I e II

800h

Trabalho de Curso (TC)

120h

Atividades Acadêmicas complementares

287h

TOTAL

4.267h*

 

Os eixos temáticos são enriquecidos por atividades acadêmicas complementares, que correspondem ao núcleo de flexibilização curricular e perfazem 160 horas, que se destinam ao aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo estudante em estudos e práticas independentes.

A organização curricular contempla a efetivação de estudos temáticos nos três primeiros semestres do curso, objetivando o estudo de tópicos contemporâneos de enfermagem, perfazendo 80h.

A organização didático-pedagógica dos módulos nos eixos temáticos que os congregam atende aos princípios da hierarquização, da contextualização e da interdisciplinaridade, constituindo módulos teóricos, módulos teórico-práticos e módulos práticos.

Os conteúdos curriculares dos módulos estão articulados de modo a permitir o desenvolvimento da capacidade crítica do estudante na análise da realidade com a sustentação metodológica da problematização, incentivando a busca da atuação ética compromissada com a inclusão social e a transformação do modelo assistencial em saúde, por meio do desenvolvimento de competências técnicas, científicas e humanísticas.

   OBJETIVOS DO CURSO
  •  Formar enfermeiros generalistas, centrados nas ações do cuidar humanizado e com qualidade, visando o ser humano nos aspectos sociais, econômicos, espirituais, psicológicos e culturais, fundamentado nos princípios da bioética.
  •  Formar enfermeiros, que levem em conta a realidade social, aptos a intervir nos problemas de saúde da população, interferir no processo saúde/doença dos indivíduos, família e comunidade, que desenvolvam suas atividades pautadas na integralidade do cuidado.
  •  Formar enfermeiros capazes de identificar novas situações e tomar decisões, atuar no processo de trabalho em enfermagem e saúde.
  •  Fomentar a pesquisa e a extensão, por meio de projetos, com a participação discente do curso e de outros cursos da área da saúde, docentes e profissionais que atuam nas unidades de práticas, produzindo conhecimentos que favoreçam a comunidade, visando sua qualidade de vida.
   PERFIL DO EGRESSO

A construção do perfil profissional do enfermeiro formado pelo CESUPA foi baseada no conjunto de competências definidos pela Resolução CNE n°3/2002, considerando, ainda, que a formação profissional deva ser um processo permanente de construção de competências, habilidades e atitudes, por meio da educação continuada.

Desta feita, o perfil do profissional do curso pretende formar está assim definido:

Enfermeiro generalista com atitude ética e humanística; capacidade crítica, reflexiva e criativa, habilitado para planejar, executar e avaliar ações e atividades de assistência, gerência, pesquisa e educação que envolvam o objeto de seu trabalho, interferindo nos determinantes dos problemas de saúde e doença da população, considerando o perfil epidemiológico regional e nacional para poder atuar com responsabilidade e compromisso na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida da coletividade.

O Profissional de Enfermagem e sua Atuação Enquanto Agente do Cuidar (Clique para ler o texto)

   MATRIZ CURRICULAR
 

EIXO TEMÁTICO: ENFERMAGEM NO CONTEXTO POLÍTICO, ANTROPOLÓGICO E PSICOSSOCIAL
MÓDULOS
Carga Horária
CH
Modular
N° alunos
EMENTÁRIO
T
P
T
P
1º PERÍODO
Correntes sócio-filosófico-antropológicas e suas influências na ciência da saúde
80
-
80
50
-
Correntes sócio-filosóficas e antropológicas e suas influências na ciência da saúde, os símbolos naturais: práticas místicas, rituais, tabus e religiosidade no cuidado à saúde.
Fenômenos psicossociais contemporâneos e representações do corpo
80
-
80
50
-
Fenômenos psicossociais contemporâneos relativos ao corpo, à vida, à doença, à dor e à morte. Aspectos psíquicos do comportamento humano, a organização estrutural da vida psíquica e as características psicológicas das diferentes fases da vida humana.
Organização social e profissional da prática em saúde
80
40
120
50
12
História da organização social e da prática em saúde, enfatizando a Enfermagem e a realidade sócio-econômica, cultural e sanitária do Estado do Pará, e contextualizando a organização profissional e o papel do enfermeiro.
Abordagem epidemiológica para o fenômeno saúde-doença nas coletividades humanas
80
-
80
50
-
Técnicas de abordagem epidemiológica e as medidas de saúde coletiva, administração e relação entre epidemiologia e organização de serviços de saúde, aplicação dos princípios da estatística na análise do processo saúde-doença, através do cálculo de medidas de tendência central, medidas de dispersão, da apresentação tabular e gráfica de dados, realização de estimativas a partir de amostras e construção de tabelas de contingência.
SUB-TOTAL
320
40
360
-
-
-
Estudos Temáticos 1
40
-
40
-
-
Este módulo estará reservado para estudos de tópicos contemporâneos de enfermagem do eixo temático, realizados em seminários em sala de aula e a produção divulgada em eventos científicos.
CH TOTAL DO SEMESTRE
360
40
400
-
-
-
EIXO TEMÁTICO: INSTRUMENTALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM
2º PERÍODO
Organização do Processo de Trabalho
40
40
80
50
12
Evolução das políticas de saúde no Brasil, reconhecendo o processo saúde-doença como fenômeno coletivo, enfatizando a saúde física e mental da criança, adolescente, mulher, adulto, idoso e trabalhador em nível primário e secundário. Aspectos éticos no relacionamento humano.
Exercício Profissional e Metodologia da Assistência de Enfermagem
160
20
180
50
10
Ser humano e o ser profissional. Ética, Bioética, Legislação do Exercício Profissional e Órgãos de Classe. Necessidades de saúde do indivíduo no seu contexto sócio-cultural, aplicando os princípios da metodologia da assistência de enfermagem, numa visão holística, em nível de promoção, prevenção e recuperação da saúde, enfatizando aspectos éticos no relacionamento humano. Informação sobre as principais alternativas terapêuticas: massagem, biodinâmica, acupuntura, shiatsu, toque terapêutico e psicotrônica, homeopatia, medicina oriental preventiva, métodos populares de tratamento e cura.
Educação Nutricional e Dietética
60
-
60
50
-
Abordagem das necessidades nutricionais de pacientes sob cuidados de enfermagem; aspectos nutricionais que devem ser considerados pela enfermagem no processo do cuidar; fundamentos para boas práticas dietéticas para a promoção da saúde e prevenção dos principais agravos de saúde; macro e micronutrientes dos alimentos; avaliação do estado nutricional.
Metodologia Científica e sua aplicação na Enfermagem
60
-
60
50
-
Estudo dos métodos e concepções metodológicas nas abordagens de saúde. Resumo e crítica de trabalhos científicos. Treinamento para a elaboração de projetos e relatórios técnicos e de pesquisa, utilizando a informática como instrumento de suporte.
SUB-TOTAL
320
60
380
-
 
-
Estudos Temáticos 2
20
-
20
50
Este módulo estará reservado para estudos de tópicos contemporâneos de enfermagem do eixo temático, realizados em seminários em sala de aula e a produção divulgada em eventos científicos.
CH TOTAL DO SEMESTRE
340
60
400
 
3º PERÍODO
Práticas do cuidado em enfermagem
240
330
570
50
10
Estudo interligado de biologia, anatomia, histologia,  fisiologia, microbiologia, parasitologia, bioquímica, patologia, imunologia e farmacologia, tendo como eixo norteador o atendimento das necessidades humanas básicas de nível psicobiológico, psicossocial e espiritual, considerando as estruturas, mecanismos funcionais, semiologia e semiotécnica dos sistemas: nervoso, circulatório, respiratório, tegumentar, músculo-esquelético, digestório, urinário e reprodutor. Comunicação terapêutica / medicamentosa. Precauções padrão. Aspectos éticos no relacionamento humano.
SUB-TOTAL
240
330
570
-
-
 
Estudos Temáticos 3
20
-
20
50
-
Este módulo estará reservado para aprofundamento de estudos de tópicos contemporâneos de enfermagem do eixo temático, realizados em seminários em sala de aula e a produção divulgada em eventos científicos.
CH TOTAL DO SEMESTRE
260
330
590
-
-
 
EIXO TEMÁTICO: CUIDADO E PREVENÇÃO DOS AGRAVOS DA SAÚDE
4º PERÍODO
Prática do cuidado em enfermagem hospitalar
260
360
620
50
8
Estudo interligado de biologia celular, anatomia, histologia, fisiologia, microbiologia, parasitologia, bioquímica, patologia, imunologia e farmacologia. .Estruturas, mecanismos funcionais, semiologia e semiotécnica dos sistemas nervoso, circulatório, respiratório, tegumentar, músculo-esquelético, digestório, urinário, reprodutor e endócrino. Aspectos éticos no relacionamento humano. Comunicação terapêutica / medicamentosa. Tendo como eixo norteador os fundamentos de urgência e emergência, centro cirúrgico, clínica médica e clínica cirúrgica. As Principais afecções clínicas e cirúrgicas que acometem o indivíduo adulto e o idoso. Assistência de Enfermagem na saúde do adulto em urgência e emergência, com afecções clínicas e cirúrgicas no nível terciário de atenção à saúde. Assistência de enfermagem ao adulto, nos períodos pré, trans e pós-operatório; nas unidades de Centro Cirúrgico e sala de recuperação anestésica. Aspectos éticos no relacionamento humano.
 
CH TOTAL DO SEMESTRE
260
360
620
-
-
 
EIXO TEMÁTICO: CUIDADO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO EM ENFERMAGEM
5º PERÍODO
Gestão dos Serviços de Saúde
40
80
120
50
10
Aplicação dos princípios de administração, utilização de conhecimento teórico-prático para o desenvolvimento do planejamento e avaliação da assistência de enfermagem, em nível de unidades de saúde pública e unidades hospitalares. Aspectos éticos no relacionamento humano
Atenção Integral à Saúde da Coletividade
80
160
240
50
10
Evolução das políticas de saúde no Brasil, reconhecendo o processo saúde-doença como fenômeno coletivo, enfatizando a saúde física e mental da criança, da mulher, do adulto, do idoso e do trabalhador em nível primário e secundário. Aspectos éticos no relacionamento humano.
Ações de Prevenção e cuidado nas Doenças Transmissíveis
40
40
80
50
08
Assistência de enfermagem nas doenças transmissíveis, em nível primário, secundário e terciário, com ênfase na determinação social do processo saúde-doença, no controle das fontes de infecção e na vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis. Implementação da semiologia e semiotécnica em enfermagem. Aspectos éticos no relacionamento humano.
Ações de Enfermagem nas Doenças Psiquiátricas  
40
40
80
50
08
Princípios do processo de comunicação, assistência/ cuidado de enfermagem ao doente mental. Fundamentos da relação pessoa-pessoa.  Aplicação de metodologia de assistência de enfermagem psiquiátrica. Aspectos relativos ao doente mental. Práticas alternativas de assistência psiquiátrica. Principais terapêuticas empregadas. Política de assistência ao doente mental. Aspectos éticos no relacionamento humano
CH TOTAL DO SEMESTRE
200
320
520
 
-
 
EIXO TEMÁTICO: INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL E CUIDADOS DE ENFERMAGEM
6º PERÍODO
Saúde da mulher e da criança em nível hospitalar
140
160
300
50
06
Assistência de enfermagem à saúde da mulher e da criança em nível terciário, por meio da assistência ao parto, ao puerpério, ao recém-nascido e à criança hospitalizada, envolvendo aspectos éticos do relacionamento humano.
Atenção ao paciente crítico
80
80
140
50
03
Assistência de enfermagem à criança, ao jovem, ao adulto e ao idoso, internados em Unidade e Centro de Terapia Intensiva, por meio da execução de técnicas, utilização de equipamentos e recursos do setor, envolvendo aspectos éticos do relacionamento humano.
Produção do conhecimento em Enfermagem
40
30
70
50
25
Natureza da ciência e da pesquisa científica. Produção de conhecimento. Aprimoramento da capacidade de pensar, ler e estudar. Elaboração de fichas de leitura, resumos, normas de referências e citação bibliográfica. Apresentação de trabalho acadêmico.
Trabalho de Curso I
60
-
60
50
-
A partir da observação da realidade profissional será construído o trabalho de conclusão do curso.
CH TOTAL DO SEMESTRE
320
270
590
-
-
 
EIXO TEMÁTICO: VIVÊNCIA PRÉ-PROFISSIONAL
7º PERÍODO
Saúde Coletiva I
-
240
240
-
08
Assistência de enfermagem ao cliente em doenças transmissíveis; ao recém-nascido, à criança, ao adolescente, a mulher e ao doente mental, em nível primário e secundário, na forma de estágio supervisionado, envolvendo aspectos éticos do relacionamento humano.
Saúde Hospitalar I
-
200
200
-
08
Assistência de enfermagem ao paciente em doenças transmissíveis; ao doente mental; à saúde da mulher, da criança e do adolescente em nível terciário, por meio da assistência ao parto, puerpério, recém-nascido, criança e adolescente hospitalizado, na forma de estágio supervisionado, envolvendo aspectos éticos do relacionamento humano.
Trabalho de Curso II
60
-
60
50
--
Processo de construção do conhecimento em enfermagem. Apresentação do trabalho de conclusão do curso.
CH TOTAL DO SEMESTRE
60
440
500
-
-
 
8º PERÍODO
Saúde Coletiva II
-
40
40
-
08
Assistência de enfermagem ao adulto, ao idoso, a saúde ocupacional e as doenças crônico-degenerativas, em nível primário e secundário, na forma de estágio supervisionado, envolvendo aspectos éticos do relacionamento humano.
Saúde Hospitalar II
-
320
320
-
08
Assistência de enfermagem em clinica médica,clinica cirúrgica, centro cirúrgico e central de material, urgência e emergência, na forma de estágio supervisionado, envolvendo aspectos éticos do relacionamento humano.
CH TOTAL DO SEMESTRE
-
360
360
-
-
-